BOAS VINDAS

Seja bem-vindo/a ao meu blog. Leia, pesquise, copie, aprenda, divirta-se; fique à vontade e tire proveito de sua estada aqui.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Milho e fubá

Milho e fubá



Oscar tinha um sítio. Um dia Oscar resolveu  levar na camioneta um pouco de esterco do sítio, que era no interior de Minas, para o jardim de  sua  casa na capital. Na barreira foi interpelado pelo guarda:
— O que é que o senhor  está  levando  aí  nesse saco?
          — Esterco respondeu Oscar, farejando  aborrecimento: Por quê? Não lhe cheira bem?
— O senhor tem a guia? o guarda perguntou, imperturbável.
— Guia?
— É preciso de uma guia, o senhor não sabia disso?
Oscar não sabia. Perguntou ao guarda como é que se arranjava uma guia.
— No Departamento Estadual do Esterco.
O guarda explicou a Oscar como é que ele devia fazer. Oscar deixou o carro na barreira, pegou uma carona e foi até o DEB, no centro da cidade.
— DEB? Devia ser DEE    observou Oscar.
— Devia ser mas não é informou o funcionário:    É DEB mesmo. Aliás,  isso não  é  comigo: é com seu Redelvim, no segundo andar.
Seu Redelvim, acabou de rabiscar num papel, repousou a caneta e voltou-se para atendê-lo:
            — Em que lhe posso ser útil?
          — Dá-se o seguinte explicou Oscar, muito amável, procurando des­pertar simpatia: Eu trouxe um saco de esterco do meu sítio...
— Olha o pezinho na cadeira.
            — Como?
— O senhor estava encostando o pé na minha cadeira, isso me dá uma aflição danada seu Redelvim explicou, com vozinha mansa Pode prosseguir. Um saco de esterco, o senhor disse?
— De esterco prosseguiu Oscar, e só fazia prestar atenção para não encostar mais o pé na cadeira do homem. Trouxe do meu sítio. Lá embaixo no primeiro andar um funcionário, seu Alcides se não me engano, me informou que era com o senhor.
Inesperadamente, seu Redelvim se queimou:
— Seu Alcides disse que era comigo? Pois olha, vou lhe dizer uma coisa: eu estava exatamente redigindo uma representação ao Secretário contra esse abuso: tudo é comigo, até esterco! O senhor já esteve no Serviço de Seleção?
— Seleção de quê?
— De esterco, ora essa! Meu amigo, tem esterco de vaca, de galinha, até de passarinho, o senhor pode não acreditar, mas tem.
— Eu acredito balbuciou Oscar.
            — Pois então?   e seu Redelvim sorriu,  triunfante.
— O meu é de vaca, se me permite informar.
— Seja do que for, o senhor tem de ir ao Serviço de Seleção. 
No Serviço de Seleção perguntaram a Oscar quantos quilos de esterco de vaca ele transportava. Oscar não soube dizer: um punhado, um saquinho deste tamanho, mostrou, erguendo as mãos. O funcionário disse que assim não era possível: tinha de saber o peso exato. Pesasse o esterco e voltasse, querendo. Oscar perdeu a paciência, deixou escapar um palavrão. Voltou à barreira, pegou seu carro e regressou ao sítio com o esterco.
Ao chegar, a mulher lhe disse que ele devia ter corrido um dinheirinho no guarda, ficava tudo por isso mesmo... Eu venho com o milho e ela já volta com o fubá, resmungou Oscar. Mal comparando.


(Fernando Sabino. A mulher do vizinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário