BOAS VINDAS

Seja bem-vindo/a ao meu blog. Leia, pesquise, copie, aprenda, divirta-se; fique à vontade e tire proveito de sua estada aqui.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A indisciplina


“A indisciplina”




“Indisciplina é um problema que sempre aterrorizou o mais experiente dos professores...” “... O aluno traz uma série de problemas de casa, e o professor tem de ter uma varinha de condão. O que está difícil não é a escola, é o País”, desabafa um professor de Matemática das redes pública e particular.
O professor foi forçado a pedir um afastamento depois de ter os pneus de seu carro esvaziados por alunos da 7ª série da rede pública.
Para uma psicóloga, a adolescência é um período em que a pessoa está passando por transformações. Muitas vezes, transgredir regras é a forma que o adolescente encontra para ser aceito pelo grupo.
Não são somente os jovens que apresentam problemas de disciplina. “É mais trabalhoso lidar com crianças, porque os pais que trabalham fora não estão tão ativos na formação dos hábitos”, declara o coordenador do Ensino Médio do tradicional Colégio São Bento. “A família tem transferido para o colégio a responsabilidade pela  Educação”, diz um diretor de uma escola particular.
Seja qual for a faixa etária, o mais importante é manter o diálogo com o aluno e os pais.
“A relação entre professor e aluno vem passando por transformações”, diz a psicóloga Verônica Góes. O aluno não quer mais o tradicionalismo. O professor tem que ter papel de educador.
Numa escola municipal, a professora de Artes Cênicas Carmen Moreno encontrou uma forma criativa de amenizar a indisciplina. Coordenando o projeto transformArte    dois anos, ela estimula os estudantes a escrever e encenar peças baseadas em suas próprias experiências. Além de diminuir a incidência de problemas disciplinares na escola, as Oficinas de Teatro vêm fazendo alguns alunos abandonar as drogas...”

(Fonte: suplemento  Educação – jornal O dia.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário