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domingo, 27 de novembro de 2011

Redações: dissertação e carta argumentativa

          E encerrando a semana de redação promovida por este blog, hoje estou postando duas redações prontas para quem quiser ler, analisar, copiar: uma dissertação e uma carta argumentativa.
          Portanto, assim está cumprida mais uma missão deste website, que é promover e disseminar contribuições edificantes e que possam transformar caracteres humanos.

A educação e a leitura
 
            O que pais, professores e educadores em geral estão fazendo para incentivar os jovens a ler não é suficiente, pois percebe-se que os alunos entram e saem da escola sem desenvolver o bom hábito da leitura e, além disso, o fracasso escolar, muitas vezes, é causado pelo distanciamento que as crianças mantêm dos livros.
            É fato comprovado que o jovem não gosta de ler, ainda mais se esse hábito não foi iniciado nas primeiras séries escolares. E o problema se agrava, atualmente, com o avanço acelerado da tecnologia, em que a tv, a internet e outros meios de telecomunicação ocupam lugar de destaque na vida da juventude, “facilitando” tudo e não permitindo mais o livre exercício da mente e da reflexão em busca de decisões conscientes e importantes em sua vida.
             De tudo isso, o que é mais difícil de aceitar é que esse afastamento dos livros leva ao inevitável insucesso do aluno, seja na dificuldade de ultrapassar uma série e até na desistência dos estudos, o que emperra e mascara nosso sistema educacional e compromete o futuro desses jovens amantes da informação produzida sem nenhum compromisso com o crescimento interior.
           Desse modo, observa-se que, se não houver um esforço coletivo e concentrado no sentido de reverter a situação, de evitar que a tecnologia mercantilista, com seus efeitos muitas vezes perversos para a educação, afaste os livros da vida dos jovens, talvez não tenhamos, num futuro breve, adultos que possam comandar este país. O que se espera é que a leitura seja uma prática constante na vida dos nossos educandos, um fator de inclusão social, e não o contrário.

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Belém, 7 de dezembro de 2007

Ao Magnífico Reitor da UFPA
DD. Sr. Prof. Dr. ....................


Senhor reitor,


Sabendo V. Magª. que muitas autoridades educacionais afirmam que a aplicação do Sistema de Cotas nas universidades é racismo e no Brasil a questão do preconceito racial é muito discutida e até hoje ninguém chegou a nenhum consenso a respeito desse assunto, gostaria de pedir que a aplicação do referido Sistema de Cotas para negros, pardos, índios, orientais, ou seja lá mais o que for, fique para 2010, o que, inclusive, haveria tempo para se ajustar tais mecanismos de política educacional.
É claro que não estou legislando em causa própria, apenas, particularmente, assumo posição contrária a esse assunto e gosto de ser sempre fiel aos meus princípios.
Senhor, pense na possibilidade de estar cometendo alguma injustiça e também praticando preconceito de raça, fato que certamente qualquer autoridade, hoje, quer evitar.
No momento era só isso que eu queria expor a V. Magª.


Atenciosamente,


L. G. F.

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