BOAS VINDAS

Seja bem-vindo/a ao meu blog. Leia, pesquise, copie, aprenda, divirta-se; fique à vontade e tire proveito de sua estada aqui.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Como fazer uma redação


COMO FAZER UMA REDAÇÃO

Uma palavra aos iniciantes


         Para escrever uma redação é importante ter em mente uma resposta à pergunta: o que vou escrever? A resposta a esta pergunta nos leva a um plano da redação. O plano pode ser escrito ou estar bem claro na cabeça de quem escreve: o que pretendo com minha redação; o que vou colocar primeiro, qual o desenvolvimento da ideia, como vou encerrar.
        Depois do plano, devemos começar a escrever livremente e sem censura, do modo como as ideias vêm à cabeça. Em seguida, devemos reler e pôr em ordem as ideias, ou seja, devemos reescrever “limpando” o texto e colocando as ideias em seus melhores lugares. Talvez ainda seja necessário reescrever uma terceira vez, para chegar à forma definitiva. Seria o “passar a limpo”. Isso, é claro, para o texto elaborado em casa.
         Se possível, antes de reescrever pela terceira vez, deixe a redação ficar guardada por algumas horas ou dias — “dormindo” —, depois desse tempo será mais fácil perceber as imperfeições e tornar a “passar a limpo”, pela última vez, quem sabe.
         Mais dois recados para quem pretende redigir em casa:
        1. Utilizar o dicionário sempre que tiver dúvida quanto à grafia de alguma palavra;
         2. Nunca jogar fora o que escreveu, ainda que não tenha gostado. Guarde para reesccrever mais tarde.

COMO SABER SE A REDAÇÃO ESTÁ CONFORME O SOLICITADO?


        Sozinho(a) você não pode afirmar com certeza que a sua redação está boa.  Mas pode saber se está de acordo com o que foi sugerido ou proposto, bastando para isso reler a proposta, depois da redação pronta.
         É bom verificar também se existe coerência no que você escreveu, ou seja, se as ideias estão colocadas numa ordem adequada ao que você pretende transmitir.
         Após isso, entregue-a(s) ao professor, para a devida correção e as possíveis observações posteriores, sempre por escrito.


(Pimentel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário