BOAS VINDAS

Seja bem-vindo/a ao meu blog. Leia, pesquise, copie, aprenda, divirta-se; fique à vontade e tire proveito de sua estada aqui.

sábado, 19 de novembro de 2011

Na casa dos pronomes


“Na casa dos pronomes”


  CHEGA DE ADJETIVOS! Gritou a menina. Eu, não sei por que, tenho grande simpatia  pelos  Pronomes,  e queria visitá-los já. Muito fácil, respondeu o rinoceronte. Eles moram numa casinha aqui defronte.
Naquela?  Tão pequena...
Eles são só um punhadinho, e vivem lá como em república de estudantes.
E todos se dirigiram para a república dos Pronomes, palavras que também não possuem pernas e só se movimentam amarradas aos Verbos.
Emília bateu na porta toc, toc, toc.
Veio abrir o pronome EU.
Entrem, não façam cerimônia. 
Narizinho fez as apresentações.
Tenho muito gosto em conhecê-los, disse amavelmente o pronome EU. Aqui na nossa cidade o assunto do dia é justamente a presença dos meninos e deste famoso gramático africano. Vão entrando. Nada de cerimônias.
E em seguida:
Pois é isso, meus caros. Nesta república vivemos a nossa vidinha, que é bem importante. Sem nós, os  homens não conseguiriam entender-se na terra.
Todas as outras palavras dizem o mesmo, lembrou Emília.
E nenhuma está exagerando, advertiu o Pronome EU. Todas somos por igual importantes porque somos por igual indispensáveis à expressão do pensamento dos homens.
E os seus companheiros, os outros Pronomes? perguntou Emília.
Estão lá dentro, jantando.
À mesa do refeitório achavam-se os Pronomes TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES, ELA e  ELAS.  Esses  figurões  eram servidos pelos Pronomes “Oblíquos”, que tinham o pescoço torto e lembravam corcundinhas.  Os  meninos viram lá o ME, o MIM, o MIGO, o NOS, o NOSCO, o TE, o TIGO, o VOS, o VOSCO, o O, o A, o LHE, o SE,  o SI e o SIGO quinze Pronomes Oblíquos...
Sim Senhor! Que luxo de criadagem! admirou-se Emília. Cada Pronome tem a seu serviço vários criadinhos Oblíquos...
E para que servem os senhores Pronomes? perguntou a menina.
Nós, respondeu EU, somos os tais Pronomes Pessoais,  e servimos  para  substituir  os  Nomes  das  pessoas.
Quando a senhorita Narizinho diz TU, referindo-se aqui a esta senhora boneca, está substituindo o Nome  EMÍLIA pelo Pronome TU.
Os meninos notaram um fato muito interessante a rivalidade entre TU e o VOCÊ.  O Pronome VOCÊ  havia entrado no quintal e sentara-se à mesa com toda brutalidade, empurrando o pobre pronome TU  do lugarzinho onde ele se achava. Via-se que era um Pronome muito mais moço que TU,  e bastante cheio de si. Tinha ares de dono da casa.
Que há entre aqueles dois? perguntou Narizinho. Parece que são inimigos...
Sim, explicou o Pronome EU. O meu velho irmão TU anda aborrecido porque o tal VOCÊ apareceu  e  anda a atropelá-lo para lhe tomar o lugar.
Apareceu como? Donde veio?
          Veio vindo... No começo havia o tratamento VOSSA MERCÊ, dado aos reis unicamente.  Depois  passou  a ser dado aos fidalgos e foi mudando de forma. Ficou uns tempos VOSSEMECÊ e depois passou  a  VOSMECÊ  e finalmente como está hoje VOCÊ, entrando a ser aplicado em vez do TU, no tratamento familiar ou caseiro. No andar em que vai creio que acabará expulsando o TU para o bairro das palavras arcaicas, porque já no Brasil muito pouca gente emprega o TU. Na língua inglesa aconteceu uma coisa assim. O TU lá se chamava THOU e foi vencido pelo YOU,  que é uma espécie de VOCÊ  empregada para todo mundo,  seja grande ou pequeno,  pobre ou rico, rei ou vagabundo.
Estou vendo, disse a menina, que não tirava os olhos de VOCÊ. Ele é moço e petulante, ao passo que o pobre TU parece estar sofrendo de reumatismo. Veja que cara triste o coitado tem...
Pois o tal TU, disse Emília, o que deve fazer é ir arrumando a trouxa e pondo-se ao fresco.  Nós lá  no  sítio conversamos o dia inteiro e nunca temos ocasião de empregar um só TU, salvo na palavra TATU.  Para nós  o  TU já está velho coroca.

(Emília no país da gramática. Monteiro Lobato, São Paulo, Brasiliense, 6ª edição)

Nenhum comentário:

Postar um comentário