BOAS VINDAS

Seja bem-vindo/a ao meu blog. Leia, pesquise, copie, aprenda, divirta-se; fique à vontade e tire proveito de sua estada aqui.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O aluno e a criatividade

O ALUNO E A CRIATIVIDADE

(Escrever: prazer ou punição?)


         Um dos motivos que me levou a elaborar esta apostila foi a grande dificuldade que encontro nas pessoas para expressarem por escrito o que pensam. Pessoas bastante criativas oralmente revelam-se verdadeiros fracassos quando se trata de escrever. Por quê?
         O ensino da língua materna, na escola, com todas as suas normas puristas e castradoras, pode ser apontado como o grande culpado pelo fracasso dos redatores escolares.
      A própria escola nos tira todo o prazer que podemos obter escrevendo. O ato de criar é substituído pelo medo de errar, pelo pavor de ver a caneta vermelha violentando, reduzindo a nada, o texto que seria importante para nós.
       Escrever, então, termina por ser punição, obrigação, forma de desabafo íntimo (“escrevo mas não tenho coragem de mostrar a ninguém”...), tudo, enfim, menos prazer de escrever.
         Esse medo de redigir, essa visão da redação como algo que tem que ser aprendido porque torna a comunicação melhor, se manifesta claramente em sala de aula, nos alunos que reagem diante de uma folha de papel em branco com o mesmo entusiasmo com que o Conde Drácula depararia com uma cruz.
         Escrever não é impossível a ninguém; escrever não é “um saco!” É isso que eu pretendo mostrar. Sem medos. Sem fórmulas rígidas. Sem regras ditatoriais.
         Sem regras, eu disse? É, sem regras exageradas, vãs, dispensáveis.
        A comunicação criativa não admite regras que a determinem de forma absurda ou esquemas que a limitem de maneira a tolher a criatividade do aluno. Mais ainda, as severas regras gramaticais e os famigerados esquemas de redação têm que colaborar com a beleza da linguagem e a clareza das ideias e não atrapalhar a livre produção do texto.
         Escrever bem é comunicar-se bem, mas comunicar-se de maneira criativa, original, criando um texto que marque e se destaque pela espontaneidade e autenticidade.
         Para isso, cultura é sempre bom. Leitura é excelente. E escrever, escrever e escrever, para perder o medo da folha de papel em branco e ganhar confiança, prática e... bons textos.


(Pimentel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário