BOAS VINDAS

Seja bem-vindo/a ao meu blog. Leia, pesquise, copie, aprenda, divirta-se; fique à vontade e tire proveito de sua estada aqui.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A alma esférica do carioca


“A alma esférica do carioca”


Chego do mato vendo tanta gente de cara triste pelas ruas, tanto silêncio de derrota dentro e fora das casas, como se o gosto da vida se tivesse encerrado, de vez, com as cinzas do finado carnaval dos últimos dias.
Imperdoável melancolia de quem sabe, e sabe muito bem, que esta deliciosa cidade não é samba, apenas; que o Rio, alma do Brasil, afina também seus melhores sentimentos populares por outra  paixão não menos respeitável — o futebol.
Esse abençoado binômio, carnaval-futebol, é que explica e eterniza a alma esférica da gente mais alegre de nosso alegre País.
Por que, então, chorar a festa passada se ao breve ciclo da fantasia do samba logo se segue a ardente realidade do futebol?  Desmontaram o palanque por ande desfilou a elite do samba? E dai? Lá está o Maracanã, rampas gigantescas, assentos intermináveis, tudo pronto para o grande desfile de angústias e paixões que precedem a glória de um chute. Agora mesmo, alguém me veio dizer, contente, que a grama está uma beleza, de área a área, e que, com as últimas chuvas, o verde rebentou  verdíssimo.
Salgueiro, Fluminense, Mangueira, Flamengo, Império, Botafogo — milagrosa alternação de emoções na vida de uma cidade; passos e passes de uma gente que curtiu seu amor ao mesmo tempo no contratempo de um tamborim e no instante infinito de um gol.
Mal se foi o Salgueiro, já vem chegando o Flamengo, preto e vermelho, apontando, ardente, na boca do túnel que se abre para a multidão em delírio.
Couro de gato, bola de couro, quicando e repicando pela glória de uma cidade que não tem porque chorar tristezas.

(Armando Nogueira. Na grande área.
Bloch Editores, Rio de Janeiro, s.d.)

Um comentário:

  1. Adoro as cronicas de armando nogueira, apesar de nao ser carioca compreendia a alma carioca como poucos. Grande mestre que deixou saudades de um rio olhado com outros olhos como os meus.
    abçs
    @raphaelsouza11

    ResponderExcluir