BOAS VINDAS

Seja bem-vindo/a ao meu blog. Leia, pesquise, copie, aprenda, divirta-se; fique à vontade e tire proveito de sua estada aqui.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Se você não consegue fazer o que deve...



Se você não consegue fazer o que deve...

“... deve ao menos fazer o que consegue!”
Esta frase resume minha crença sobre como devemos viver a vida e, especialmente, o amor!
Acredito que devemos nos acolher mais do que nos criticar ou castigar por nossos equívocos. Aprendi, na prática, que o acolhimento é, na maioria das vezes, mais eficiente e mais transformador do que a autocrítica impiedosa e reforçadora de nossas dificuldades.
Então, para comprovar a minha percepção, depois de já tê-la usado algumas vezes comigo mesmo, resolvi “aplicá-la” em uma amiga. Há algum tempo, ela se queixava para mim sobre o fato de não conseguir se desprender de uma relação que estava lhe fazendo mal, lhe roubando a concentração e principalmente a autoestima.
Sua justificativa sempre recaía sobre um lamento: apesar de saber que já estava mais do que na hora de se livrar daquele relacionamento que não acrescentava nada positivo em sua vida, ela não conseguia dizer o tão necessário “basta!”. Toda vez que surgia uma oportunidade de rever a pessoa com quem ela se relacionava, terminava cedendo ao seu desejo de aceitar o convite.
Logo depois, sentia-se culpada, mal consigo mesma, incapaz de tomar as rédeas de sua própria história e dar um novo rumo para a tal relação. Pegava-se novamente repetindo as mesmas promessas, as mesmas justificativas, as mesmas tentativas de consertar o que ela sabia – pela reincidência das atitudes – que não havia disponibilidade por parte do outro para mudar, como ela gostaria.
E assim, recorria a mim, compartilhando seus sentimentos de decepção consigo mesma e sua sensação de que, por mais que tentasse, não conseguia fazer com que o outro fosse diferente. Resolvi acolhê-la. E sugiro, agora, que você se acolha!
Pare de se autopunir quando não conseguir fazer o que deve. Por mais que você já saiba o que deve ser feito para chegar onde você deseja, talvez você ainda não esteja maduro o bastante para conseguir fazer isso. Então, relaxe. Não desista, apenas relaxe. Tenha consciência de que você sabe o que deve ser feito e que, dia após dia, repetirá carinhosamente a si mesmo o que deve ser feito, mas por enquanto, também dia após dia, estará comprometido em fazer o que consegue!
Quantas vezes já desistimos de fazer o que deveríamos porque percebemos que não conseguíamos? Errado! O nível de exigência para conosco não pode ser maior do que nossa maturidade. Ao contrário, é o nosso intuito diário de amadurecer que transforma o desejo de mudar em mudança de fato.
Então, repito: “Se você não consegue fazer o que deve, deve ao menos fazer o que consegue”! E assim, não desistindo de fazer, chegará o dia - mais  rápido do que você imagina - em que você fará o que deve, naturalmente, quase sem perceber.
Foi o que aconteceu com minha amiga. Certo dia, ela me contou, feliz da vida, que de repente tinha se dado conta de que aquela relação acabou dentro dela... percebeu que já não sentia vontade de dizer “sim” ao outro, mas sempre “sim” a si mesma. E dizer “sim” a si mesma significava automaticamente dizer “não” a uma relação que só lhe roubava a tranquilidade, lhe fazia sentir-se diminuída, muito pouco considerada e nada mais feliz.
Mas isso não aconteceu da noite para o dia. Desde quando começamos a conversar sobre isso, mais de 6 meses se passaram. No início, ela se martirizava demais toda vez que dizia “sim” aos encontros, às mesmas palavras, aos mesmos pedidos, às mesmas reclamações e aos mesmos resultados.
Com as nossas conversas, ela foi se perdoando a cada “sim” e repetindo a si mesma que ela merecia mais, desejava mais, que poderia viver um amor mais inteiro, mais tranquilo, mais satisfatório... e que deveria desprender-se desta relação falida. No entanto, respeitaria o tempo de seu próprio amadurecimento, fazendo diariamente o que conseguia... até estar pronta para fazer o que devia...
Pois é exatamente isso o que acontece quando a gente se propõe a, afetuosa e respeitosamente, se acolher. Paulatinamente, passo a passo, fazendo o que conseguimos, repetindo conscientemente o que deve ser feito, chega o dia em que amadurecemos e, naturalmente, quase sem perceber, fazemos o que deve ser feito.
Tente! Veja como você é capaz de chegar onde quer quando descobre que o que deve ser feito passa, antes, por uma sequência de tentativas que fazem parte fundamental da suas mais importantes conquistas.
Lembre-se da resposta do grande Thomas Edison, quando uma repórter lhe perguntou se ele não se sentia frustrado por ter fracassado 999 vezes antes de inventar a lâmpada e ter conseguido somente em sua milésima tentativa... Ele sabiamente respondeu: “não fracassei nenhuma vez. Inventei a lâmpada. Acontece que foi um processo de 1.000 passos”.
Não importa quantos passos você dê... desde que saiba onde quer chegar; desde que saiba, de verdade, que merece um grande amor.

 
(AD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário