BOAS VINDAS

Seja bem-vindo/a ao meu blog. Leia, pesquise, copie, aprenda, divirta-se; fique à vontade e tire proveito de sua estada aqui.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Um projeto de incentivo à leitura (texto 2)

       Este texto (uma apresentação) é resultado de um trabalho que fiz há alguns anos com professores de alunos pré-escolares, sob solicitação de uma amiga minha, psicopedagoga e diretora de um polo educacional. Nessa época eu estudava na UFPA.

 Criança que lê será um adulto consciente.
 
PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA

APRESENTAÇÃO


O projeto de incentivo a leitura, tem como objetivo principal despertar na população a consciência da importância da atividade da leitura. É uma nova proposta que visa atingir crianças e adultos no tocante a despertá-los para a prática do ato de ler, ressaltando o enriquecimento cultural, de maneira a proporcionar à população a formação de cidadãos críticos e participativos.
Estamos no séc. XXI, já completamos quinhentos anos do descobrimento do Brasil, e a população ainda se encontra num estágio muito inferior em se tratando do hábito de ler. Por isso, torna-se fundamental num país como o nosso, darmos enfoque ao hábito da leitura.
O tema abordado propõe despertar no público o incentivo à leitura, e como através da mesma a importância do ato de ler. Ler sempre o que lhe cair às mãos, porque qualquer leitura, indiscutivelmente, instrui, informa, inspira e transforma.

JUSTIFICATIVA

Dentre as dificuldades enfrentadas por pessoas no processo da leitura, encontra-se a questão do desenvolvimento da capacidade de ler e escrever.
Desenvolver o hábito e o gosto pela leitura, e fazer perceber a sua importância numa sociedade letrada, tem sido a maior dificuldade encontrada pelo homem.
Demonstram-se os altos índices de reprovação nas séries iniciais, onde as crianças não dominam a leitura, a escrita. A alfabetização é restrita somente no domínio de textos e livros didáticos, não havendo uma preocupação em colocar as crianças em contato com diferentes tipos de textos que circulam dentro e fora do convívio da criança. Tal situação não se encontra distante da nossa realidade.
Observa-se que a população enfrenta bastantes dificuldades em dominar a leitura de forma genérica, não só no sentido de conceber ideias, mas no sentido de criá-las e recriá-las. Entendendo que o desenvolvimento do homem, se dá pela aquisição do conhecimento historicamente acumulado, assim, como pela evolução do conhecimento, faz-se imprescindível incentivar todo cidadão, ao gosto pela leitura, e escrita, de forma a desenvolver o hábito e o prazer em busca de novos conhecimentos que contribuirá decisivamente para o seu aperfeiçoamento, quer como ser humano, quer como profissional.
           
METODOLOGIA

Considerando as questões relacionadas anteriormente, este projeto consiste em uma série de atividades inter-relacionadas que abrangerão o trabalho de sensibilização à prática da leitura. Para tanto, delineiam-se algumas atividades:
Palestras; sobre a importância da formação de grupos de leitores;
Oficina de leiturização, que venha envolver os mais diversos grupos;
Visitas dos alunos as bibliotecas com acompanhamento de professores, bibliotecários, vindo acontecer atividades como: conversas informais sobre o uso das mesmas, e a importância da leitura no cotidiano de uma sociedade letrada, etc.
Atividades teórico-práticas de leitura, através do lúdico: modelagens, desenhos, produções de histórias e textos, painéis, entrevistas, teatro de bonecos e dramatizações;
Retomada de exposição de livros e obras de arte com apoio de bancos comerciais e artistas plásticos/escultores locais em estabelecimentos bancários, universidades, restaurantes, empresas estatais e privadas.
Exposições dos trabalhos confeccionados pelos alunos, como um estimulo às práticas criativas.

CONCLUSÃO

No Brasil, as crianças não são tratadas com respeito e a dignidade que merecem. O hábito da leitura é um bem que vai favorecer sua qualidade de vida, devendo ser semeada desde a infância, no convívio familiar. É um caminho a ser percorrido partindo da conscientização social, pois acreditamos que a leitura é possível em todas as fases da vida do ser humano.
Com essa atitude contribuiremos para uma vida melhor dentro do contexto social da história de vida do homem, proporcionando a capacitação para o exercício pleno da cidadania.

(Texto adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário