BOAS VINDAS

Seja bem-vindo/a ao meu blog. Leia, pesquise, copie, aprenda, divirta-se; fique à vontade e tire proveito de sua estada aqui.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A vida é um sonho



A vida é um sonho



      Era a terceira noite depois de dois sonhos idênticos e me apavorava a ideia de uma terceira vez. Minhas pálpebras já pesavam. Tomei um banho frio, bebi uma xícara de café. Não adiantou. Sentei no sofá da sala, crente da minha derrota para Morpheus e rememorarei os sonhos anteriores. Sem eu perceber o sono me venceu.
      De repente, escureceu rápido. Em volta, muitas árvores, e a lua enorme no céu. Um velhote de chapéu veio em minha direção e, dentro do sonho, recordei: era figura dos sonhos de antes.
      - Vou repetir para nunca mais.
      Falou com voz doce de avô e sumiu. Acordei em um pulo só. Anotei tudo e decidido: seguiria o conselho do homem do sonho. De manhã, pus o necessário na mochila e parti.
      Seis horas de ônibus até a cruz depois do terceiro trevo, como proferiu o velhinho. De longe, vi a cruz fincada. O condutor parou metros depois dela e voltei andando. Avistei também uma mercearia. Fui até lá.
      A vendeira ofereceu galinha de quintal. Foi o melhor guisado já provado por mim. Ao terminar, perguntei quanto era. Nada, meu filho, respondeu.
      - Só tome cuidado. Sei do que falo. Se precisar reze, peça ajuda a nossa senhora.
      Devolvi com um riso amarelo e sai apressado. Voltei até a cruz e entrei no mato. Rasgue a mata até achar o caminho, sempre em linha reta, o velho dizia dentro da minha cabeça.
      Dei um golpe de facão potente nos cipós e avistei um riozinho raso. Do outro lado dele, uma picada, o tal caminho. Ao fim da picada, a árvore amarela, estava escrito.
      Segui. O sol baixara e, depois de muito andar, avistei a imensa e linda árvore. A copa reluzente no lusco-fusco do fim do dia. Abracei-a como a uma irmã. Esperei a noite cair para procurar a caixa de metal, como indicado. Sentei no chão e fechei os olhos. Quando abri, tudo era um breu intransponível.
      Liguei a lanterna para a busca. Achei fácil. Abri e li o recado dentro: “cave. Não olhe para trás até o sol chegar”. Comecei a tarefa com meu facão e os bichos berraram para me expulsar da mata. Roguei a nossa senhora e continuei até atingir no vaso de cerâmica, mencionado no sonho.
      Tirei a tampa e quase cego com tanto brilho: moedas, barras até uma coroa de ouro. Riqueza sem precedentes para um pobre coitado como eu. “È a herança. Pode levar”, a voz do velho sussurrou às minhas costas.
      Assustado, virei. Ninguém. Ao olhar de volta, o brilho sumiu. Foquei com a lanterna e vi os vermes no lugar do tesouro incalculável. “Não olhe para trás”. Desobedeci.
      Voltei para estrada por debaixo de uma chuva que surgiu do nada. Andei até amanhecer. No despontar da aurora vermelha, me convenci que a vida é sonho.


                   Fonte: Revista Amazônia viva. Setembro de 2011. Ano 2. Edição 13



Nenhum comentário:

Postar um comentário