BOAS VINDAS

Seja bem-vindo/a ao meu blog. Leia, pesquise, copie, aprenda, divirta-se; fique à vontade e tire proveito de sua estada aqui.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Entendendo o Bóson de Higgs: a 'Partícula de Deus'

Entendendo o Bóson de Higgs: a 'Partícula de Deus'


Descrição: http://www.redetv.com.br/images/trans.gif            

           Para entender o bóson de Higgs – Higgs, vem do nome do cientista Peter Ware Higgs, que há 50 anos propôs uma teoria onde a criação do Universo estaria em partículas menores que o átomo. Por ser ateu, Higgs ficou irritado por alguns colegas chamarem sua descoberta de “partícula de Deus”. Claro que existe uma teoria para se chegar ao bóson.
 A física diz que um objeto é um agrupado de moléculas. Uma molécula possui vários átomos. Dentro de um átomo temos um núcleo. O núcleo é constituído de prótons e nêutrons. Dentro de um próton e de um nêutron temos os quarks. Reparem, para chegar ao bóson, os pesquisadores precisaram colidir vários prótons, e isso só foi possível graças a construção de um acelerador de partículas.
Na fronteira entre a França e a Suiça foi construído um gigantesco acelerador de partículas (LHC – Grande Colisor de Hádrons), justamente para fazer a colisão de vários prótons para a produção de partículas ainda menores, que surgem e desaparecem rapidamente. Segundo os pesquisadores, o surgimento dessas partículas de matéria escura são os Bósons de Higgs que determinarão se realmente ainda existem minúsculas dimensões ocultas no espaço.
Como serão feitos novos testes no LHC e concluir que realmente essas minúsculas dimensões são os Bósons de Higgs, o homem dará um grande passo para explicar a origem do Universo.
Para o conhecimento de vocês, Peter Ware Higgs está com 83 anos e esteve presente na última quarta-feira (4/7/12) no CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), na Suíça para ver o experimento no LHC. Para alegria de todos os presentes, o experimento foi um sucesso.
Pois é, caro internauta, foram necessários US$ 8 bilhões na construção do LHC e por volta de 50 anos de estudos para entendermos o que Peter Higgs propôs há cinco décadas graças ao uso dessa tecnologia. Você acha que o investimento valeu a pena?


Cláudio Boghi, blog da rede Tv online
postado em 10/07/2012 14h21


Nenhum comentário:

Postar um comentário