BOAS VINDAS

Seja bem-vindo/a ao meu blog. Leia, pesquise, copie, aprenda, divirta-se; fique à vontade e tire proveito de sua estada aqui.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A vida da palavra


A vida da palavra




O ser humano, desde o seu nascimento, precisa se expressar através de gestos, símbolos e palavras. Essa maneira de comunicação desenvolve a linguagem oral e escrita. O homem tem condições de elaborar ideias, imaginar cenas, fantasiar fatos e refletir sobre sua existência e acontecimentos da vida.
A voz é a expressão da alma. Através dela, demonstramos a nossa personalidade, o equilíbrio interno, as nossas emoções e sentimentos. Uma palavra pronunciada sem vida é difícil de ser escutada e compreendida. As palavras juntas formam frases, orações e períodos. Elas servem para elevar a autoestima, orientar, sublimar, elogiar e incentivar, mas servem, também, para trapacear, humilhar, ofender e condenar, fazendo as pessoas felizes ou não, a depender da forma como se fala.(...)
Há pessoas bem falantes, desinibidas, com facilidade de expressão que, de repente e de surpresa, são convidadas a falar em público sobre algum tema. No momento indicado sentem uma grande emoção e medo, ficam sem saber o que dizer, faltando-lhes palavras oportunas para a ocasião. Ao fugir da sua mente a ideia, é necessário refazer-se, respirando fundo, enfrentando a situação com coragem e segurança. Outras, porém, se entregam ao desespero e à ansiedade, não encontrando forças para superar as dificuldades, sentindo-se incapazes de uma fluência oral.
No cotidiano, as pessoas não têm mais tempo para dialogar. O diálogo sai das entranhas, rompe o medo, desata os nós, rasga, engasga e, quando os sons pulam através das letras, formando palavras, elas se tornam vivas, dando uma sensação de bem-estar, orgasmo, parto, poder que eleva o espírito, deixando-nos felizes por conseguir a estreita interligação entre o pensamento e a linguagem. Pelo diálogo nos descobrimos e descobrimos o outro. (...)
A palavra escrita tem um grande significado e beleza, porque a ideia se perpetua e é transmitida de geração para geração. Ela canta, encanta, é sagrada, é profana, é testemunha do sentimento, da emoção, do modo de pensar e da visão que se tem de mundo. Através da escrita, conhecem-se os costumes, as tradições e a cultura de um povo. (...)
A palavra toma vida quando reivindicamos os nossos direitos e os da coletividade. A mobilização social é um ato de comunicação. Quando as pessoas exercem a cidadania, se mobilizam e compartilham ações populares e contribuem com a prática democrática, participativa, envolvendo comunidades, órgãos públicos e privados, fazendo, assim, gerar a VIDA DA PALAVRA.


ALMEIDA, Dorilda Sousa de. Talentos Brasileiros 2004:
seleção especial de textos. Rio de Janeiro: Litteris Ed. 2004.
(com adaptação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário