BOAS VINDAS

Seja bem-vindo/a ao meu blog. Leia, pesquise, copie, aprenda, divirta-se; fique à vontade e tire proveito de sua estada aqui.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

As crianças e a violência dramática



As crianças e a violência dramática





      Matei várias crianças quando era menino. A maioria com tiros de espoleta, brincadeiras de mocinho e bandido, comprovadamente inocentes. Já naquele tempo, o modelo eram os filmes americanos que nos ensinaram uma infinidade de outras coisas de beijar e fumar a empunhar uma espada. Como eram outros tempos, com menor, bem menor, quase nenhuma tensão urbana e motivos de sobra para uma despreocupação em relação ao futuro, inclusive o profissional, só excepcionalmente as crianças e os adolescentes das décadas de 40 e 50 se deixavam influenciar por tipos e atitudes mais condenáveis veiculados pelo cinema. Mas até as brigas entre gangues juvenis, supostamente macaqueadas da tela, pareciam travessuras inconsequentes se comparadas aos confrontos, muito mais violentos e frequentes, entre os transviados de hoje.
      Mudaram as crianças e os adolescentes ou mudou o cinema? Na verdade, mudou tudo. Em casa, na rua e nas telas (no plural, porque agora, além do cinema, temos a televisão e os computadores). As famílias perderam a coesão e o poder de aglutinação de antigamente, as cidades estão cada vez mais selvagens e desagregadoras, a educação caiu a níveis subterrâneos, as perspectivas de trabalho são quase nulas para determinadas faixas da população, e, se a esse conluio de fatores negativos acrescentarmos o consumo de drogas, o quadro estará quase completo.
      Que ninguém se iluda: o cinema, a televisão, a mídia e os videogames têm sua parcela de culpa na crescente brutalização da juventude. Qual, exatamente, ninguém sabe ainda. Sabe-se, porém, que ao atingir dezoito anos, um adolescente americano terá visto quarenta mil cenas de assassinatos nas telas de cinema e da TV. Leonard Eron, psicólogo da Universidade de Michigan, que há quatro décadas investiga os efeitos da violência dramatizada no cotidiano de crianças e adolescentes, acredita que a exposição permanente a imagens de truculência é a causa de 10% dos crimes cometidos na América. "As crianças aprendem observando", diz Eron. "Se o que observam é a violência, é isso que aprenderão."

 
(Sergio Augusto, Bravo! no 21, junho/99, pp. 19-20)
3


Nenhum comentário:

Postar um comentário