BOAS VINDAS

Seja bem-vindo/a ao meu blog. Leia, pesquise, copie, aprenda, divirta-se; fique à vontade e tire proveito de sua estada aqui.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Namoro ou amizade? – criança não namora

NAMORO OU AMIZADE? – CRIANÇA NÃO NAMORA



            Desde pequenas, as crianças são incentivadas a “namorar”. Porém, as famílias se esquecem de que, desse incentivo precoce, poderão ocorrer consequências danosas ao comportamento sexual e social da criança ou pré-adolescente.
            Namorar, nos dias de hoje, tem um significado muito mais intenso e erótico do que nas gerações passadas. Para as crianças, que têm pensamento concreto, namorar é: “beijar na boca”, “dormir pelado”, “passear com o namorado”, “transar”, “fazer carinho na namorada”, “abraçar e beijar” (respostas de crianças de diversas idades).
            Se forem incentivadas a “namorar”, assim o farão, conforme seus conceitos e, logo que houver oportunidade, mesmo que seja em plena infância. “― Como se chama sua namoradinha?”, “― Quantos namorados você tem?”, “Com quem será, com quem será, com quem será que fulaninho vai casar?…” (São brincadeiras inconsequentes, que alimentam o cérebro, a memória e, dependendo da idade e fase da criança, mexe com o organismo infantil, provocando comportamentos, ativando glândulas e desejos fora do tempo.)
            A mente infantil é concreta e absorve rapidamente muitos estímulos acerca do ato de “namorar” e assim manifesta, antecipadamente, reações a estes estímulos. Assim como os adultos se excitam assistindo a filmes pornográficos, as crianças poderão também, ter comportamentos inadequados e precoces diante de tais incentivos, como beijar na boca dos colegas da escola, por exemplo.
            Cada coisa tem seu tempo, criança não namora. Criança brinca! E se as pessoas consideram brincadeirinha à toa, a questão do namoro de criança, devem se lembrar de que as crianças levam o assunto a sério e concretamente entendem este amplo conceito de “namorar”. Da maneira que entendem, as crianças irão agir.
Deixe sua criança amadurecer no tempo certo. Não a convide para ser e fazer hoje, aquilo que não quer que ela seja ou faça agora.
            “Namorinho” de criança, não é namoro, tem outro significado e, portanto outra palavra, concretamente compreendida pelas crianças que gostam muito de outras crianças: AMIZADE
            Sejamos claros e coerentes com nossas crianças: amizade de criança, não é namoro.


(Cristiana L. Vilhena)

Um comentário:

  1. Sempre digo isso para os meus alunos: criança brinca, estuda... namoro é para mais tarde. Infelizmente, essa prática é mais comum do que se imagina. Ótimo texto!

    ResponderExcluir