BOAS VINDAS

Seja bem-vindo/a ao meu blog. Leia, pesquise, copie, aprenda, divirta-se; fique à vontade e tire proveito de sua estada aqui.

domingo, 29 de janeiro de 2017

Brasileiro: Cidadão?

Brasileiro: Cidadão?


A igualdade na sociedade brasileira tem sido uma verdadeira obsessão para os atuais cientistas da antropologia social brasileira.
A igualdade, como valor político ou como ideal social nos leva à discussão não só da democracia como estilo de vida ou cultura, mas, sobretudo da cultura da democracia.
Quem é o cidadão em nosso país? Confesso que esta indagação me traz um conjunto de imagens perturbadoras.
Ao pensar em cidadão e em cidadania não me vem à mente a imagem de uma pessoa que segue tranquilamente as regras da lei. Penso em uma letra antiga de uma música conhecida que fala do Zé da Silva, que não sabe a cor do dinheiro e do conforto. Penso também no papel social de João Ninguém que sou obrigado a desempenhar quando me vejo obrigado a resolver um problema num banco, na telefônica ou em qualquer outro órgão público.
De fato, de tanto ser e ver esse Zé da Silva, posso compor seu rosto e seu jeito. Ele provavelmente é de cor, magro, mal nutrido, veste-se mal, leva insegurança na voz: fala errado, fala de modo balbuciante, revelando falta de informação e leitura. Jamais reclama. Quando o faz é através de um quebra-quebra, reagindo exageradamente, de modo violento.
Vejo o rosto sofrido de milhões que vagam pelas filas de triagem dos hospitais públicos, querendo receber uma palavra de reconhecimento social e político. Uma palavra que diga que eles são parte de alguma coisa e que sua existência (sem o carro oficial), sem dinheiro no banco, sem diploma universitário) tem algum valor .

Roberto da Matta (1992)

com cortes e adaptações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário