Tradicionalmente, a redação se divide em início, meio e fim (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão), mas, na prática, não se pode determinar tão rigidamente uma divisão, pois a redação é um exercício individual que não pode, nem deve, ser submetido a nenhuma regra.
Talvez se possa pensar numa determinação rígida em se tratando de redação técnica, mas o mesmo jamais se dará na redação criativa, pois aí o determinante será o estilo de cada autor.
Dependendo do estilo, um mesmo parágrafo pode apresentar diferentes versões:
8 A comunicação é vital para o Homem. Nenhuma teoria que se proponha a analisar o ser humano pode deixar de levar em consideração que ele é, por excelência, um animal que se comunica. A comunicação é vital para o ser humano.
8 O Homem é um animal que pensa, ouve e fala. Nenhuma teoria que se proponha a analisar o ser humano pode deixar de levar em consideração que ele é, por excelência, um animal que se comunica. O Homem é um animal que pensa, ouve e fala.
8 Nenhuma teoria que se proponha a analisar o ser humano pode deixar de levar em consideração que ele é, por excelência, um ser que se comunica. A comunicação é vital para o ser humano. O Homem é um animal que pensa, ouve e fala.
Cada parágrafo é estruturado em ordem diferente, de acordo com um objetivo específico, mas não há prejuízo no sentido de nenhum deles. O que ocorre é que, com as inversões, cada texto enfatiza um determinado aspecto (Comunicação/Homem/Teoria).
(Pimentel)
Nenhum comentário:
Postar um comentário