Vida digital é tema da redação do Enem 2011
Candidatos consideraram o assunto “Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado” fácil.
O tema proposto para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2011 foi “Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado”. Como ponto de partida para os candidatos realizarem a dissertação, a prova oferecia dois extratos de texto jornalísticos publicados na imprensa e uma tirinha. Os candidatos receberam bem o assunto. Neste domingo, os alunos também respondem questões de Linguagens e Matemática.
O candidato Carlos Henrique aprovou o tema da redação: "A internet é a nossa segunda vida".
“Um dos primeiros candidatos a sair da Uninove, na Barra Funda, em São Paulo, Carlos Henrique de França, 21 anos, disse que não teve dificuldade para dissertar sobre o tema. “A internet é a nossa segunda vida. Vai chegar um tempo em que a gente não vai precisar nem sair de casa para fazer as coisas”, disse o aluno que pretende conseguir bolsa do Prouni para continuar cursando engenharia mecânica na faculdade Anhanguera.
Além da redação, uma das primeiras perguntas da prova de Linguagens era sobre como funcionam as amizades no mundo virtual. Havia um gráfico com as vantagens e desvantagens das amizades recíprocas ou de um sentido só (quando a pessoa penas segue alguém na internet) e um texto de apresentação que fornecia informações que podiam ajudar os candidatos a escrever o texto dissertativo.
Ao sair da prova, a candidata Daniela Gonzaga, de 18 anos, também na Barra Funda, lembrou que as redes sociais são um bom instrumento de comunicação. “Mas temos que tomar cuidado com a exposição”. Grávida de 8 meses, Elizabeth Aparecida Rosa, de 28 anos, fez a prova porque pretende cursar pedagogia, e achou o tema simples. “Tudo agora é pelo computador. Era só ter calma e falar sobre como a internet afeta a nossa vida”, conta.
Surpresa positiva: No Maranhão, o tema foi visto como uma surpresa positiva. Principalmente porque os candidatos apostavam em temas mais “complexos” como conflitos no Oriente Médio, desmatamento, Copa do Mundo, corrupção e até mesmo conflitos agrários.
A estudante Larissa Oliveira Lima, de 18 anos, disse que ficou surpresa com o tema da redação do Enem esse ano. “Achei um tema simples e bastante atual. Não enfrentei dificuldades. Diante do que está acontecendo na Líbia, imaginei algo ligado ao ditador líbio Muamar Kadafi. Li muito sobre isso. Agora, falar de internet é bacana. Principalmente quando se tem costume de escrever sobre tudo”, comemora a estudante.
Outra que também achou o tema interessante foi Magda Gonçalves, de 20 anos. “O tema foi legal porque é algo que vivemos diariamente. Acho que consegui desenvolver uma boa redação. No geral, a prova foi relativamente fácil. Não tive surpresas desagradáveis”, analisou.
Estreante no Enem, Luane Almeida, de 18 anos, se surpreendeu pelo nível das provas nos dois dias. “Tirando a de matemática, o restante foi relativamente fácil. Eu esperava provas mais difíceis e complexas. Mas ainda bem que eu estava errada”, analisou.
O Enem avalia o ensino médio e é usado para compor a nota de vestibulares e pré-requisito para bolsa de estudos integral ou parcial do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o financiamento estudantil do Fies, ambos concedidos pelo governo federal. No primeiro dia, dos mais de 5,3 milhões de candidatos se inscreveram, 25,29% não compareceram. Foram aplicadas 45 questões de múltipla escolha de Ciências Humanas e 45 de Ciências da Natureza, consideradas de nível médio por professores de cursinho. O gabarito oficial será publicado na terça-feira.
(Fonte: Ig educação - com alterações)
Nenhum comentário:
Postar um comentário